siga X SERIES

X-T3

O início da
4ª Geração

processador-1

O cérebro que utiliza todo o potencial do sensor X-Trans CMOS 4

x-processor-4-01

A X-T3 utiliza o X-Processor 4, uma versão evoluída da máquina de processamento de imagens da X Series, que ostenta recursos avançados de processamento. O novo processador, combinado a um novo algoritmo, aprimora os modos de Simulação de Filme (para saber mais sobre eles, clique aqui), melhorando substancialmente a capacidade da câmera em rastrear assuntos móveis, além de permitir uma gama mais diversificada de funções de vídeo. Ele maximiza o potencial pleno do sensor X-Trans CMOS 4 para proporcionar o mais alto desempenho em todos os aspectos no histórico da X Series.

processador-2

O Primeiro modelo da Série X apresentando um novo sensor com iluminação de fundo

x-transcmos-4-01

A X-T3 apresenta o sensor “X-Trans CMOS 4”, a quarta geração da X Series. Ostentando uma resolução de 26,1 MP, ele utiliza uma matriz de filtro colorido exclusivo, idêntica aos sensores X-Trans CMOS para cor refletida (moiré) ou falsa sem uso de um filtro ótico de passa-baixa. Sua estrutura com iluminação de fundo melhora a qualidade de imagem, mantendo uma alta relação sinal-ruído (S/N). Além disso, a provisão de ISO160, anteriormente disponível apenas como ISO estendida, agora faz parte da linha ISO normal, permitindo a obtenção de imagens incrivelmente limpas e isentas de ruído.

Velocidade
máxima de AF

Intervalo
de disparo

Atraso temporal de
liberação do obturador

Tempo de
partida

Velocidade máxima
de disparo contínuo

Taxa de
atualização do EVF

0.006 s*¹

0.17 s

0.045 s*¹

Aprox. 0.3s

30fps*²

Aprox. 100fps*¹

*1 Ao utilizar o modo BOOST *2 Ao utilizar o obturador eletrônico. Até 11 fps ao usar o obturador mecânico

Resistente à intempéries | Corpo da câmera resistente e durável

O corpo do X-T3 é feito de liga de magnésio, 25% mais espessa que os modelos anteriores. A estrutura da montagem da lente foi revisada para obter um design compacto e leve que também é de alta precisão e mais resistente a choques ou danos do que outros modelos da série X. Também é resistente a poeira e umidade, capaz de trabalhar em temperaturas tão baixas quanto -10ºC. O tamanho de grão do revestimento externo foi aprimorado para obter uma resistência a arranhões equivalente à dureza superficial de 7H.

Um maior EVF significa que você nunca
perderá seu assunto de vista

A X-T3 apresenta um EVF de alta resolução com 3,69 milhões de pontos, com uma relação de ampliação de 0,75x. O atraso no tempo de exibição é de somente 0,005s e a taxa de atualização de aproximadamente 100fps asseguram exibição suave, permitindo a identificação precisa dos movimentos do assunto e das posições de foco.

Foto/filmagem contínua em alta velocidade e sem apagões de até 30 quadros por segundo (fps) com rastreamento AF/AE

A maior velocidade de leitura do sensor e o novo processador de alta velocidade possibilitaram a foto/filmagem contínua e sem apagões de até 30fps em modo de rastreamento AF/AE em aproximadamente 16,6M (recorte de 1,25x), utilizando o obturador eletrônico, mantendo uma visualização ao vivo de forma suave de 60 fps para rastrear seu assunto. A distorção de rolagem do obturador, um problema normal em obturadores eletrônicos, foi cortada pela metade em relação à geração anterior.

Modo de visor esportivo
para melhores tomadas

O “modo de visor esportivo” facilita ainda mais a captura de assuntos em movimento. O novo modo assinala uma área recortada no visor e faz tomadas em aproximadamente 16,6 m (recorte de 1,25x). Esta característica é particularmente útil para fotografia de esportes e vida selvagem, pois permite a verificação dos movimentos de um assunto imediatamente fora do quadro de tomada e tira vantagem do tempo de apagão mais curto que o usual quando comparado ao do obturador mecânico.

AUTOFOCO

Detecção de fase de AF rápida e exata em todo o quadro

A alta velocidade de processamento e o algoritmo melhorado de detecção de fase de X-Processor 4 significam refocalização (AF) e medição (AE) da câmera com uma frequência cerca de 1,5 vez maior que aquela dos modelos atuais para melhoria do autofoco mesmo ao fotografar/filmar eventos esportivos envolvendo movimentos rápidos e erráticos através do quadro.

Melhoria substancial de desempenho com detecção de AF de face e olho

O desempenho da detecção de AF de face em pessoas em movimento dobrou. A detecção de AF de olho funciona em modo AF-C, mantendo rastreamento exato do foco com retratos. Ela focaliza com precisão ao se fotografar pessoas de frente ou de lado.

FILMAGEM

Saída HDMI e gravação em cartão SD interno 4K/60P 10 bits

A XT-3 é o nosso primeiro modelo que oferece saída HDMI 4K/60P 4:2:2 10 bits e gravação em cartão SD interno 4K/60P 4:2:0 10 bits. Os formatos de vídeo suportados incluem o H.264/MPEG-4 AVC de larga utilização, bem como o H.265/HEVC para maior compressão de dados. Esta característica permite gravação em taxa de bits de 200 Mbps ao filmar em 4K/60P 4:2:0 10 bits. As opções de compressão de vídeo disponíveis são ALL-Intra*1 e Long GOP. Ao utilizar ALL-Intra, o vídeo é gravado a 400 Mbps.*2

*1 Disponível em 4K/29.97P, 25P, 24P, 23.98P e FHD/59.94P, 50P, 29.97P, 25P, 24P, 23.98P quando H.265/HEVC estiver selecionado. Não compatível com H.264.
*2 Disponível em 4K/29.97P, 25P, 24P ou 23.98P Requer um cartão SD com a classe de velocidade de vídeo V60 ou superior para gravação em taxa de bits de 400 Mbps

Desempenho ISO melhorado para um escopo mais amplo de expressões de vídeo

A introdução de um novo processo de redução de ruído e uma nova função “NR 4K interquadros” reduziu o ruído em ISO12800 pelo equivalente a aproximadamente 2 paradas. O processo NR tem um maior nível de exatidão na identificação de ruído para desempenho apropriado de eliminação de ruído. A função NR 4K interquadros utiliza dados diferenciais entre quadros adjacentes para reduzir ainda mais o ruído. Além disso, a sensibilidade mínima para filmagem F-Log e o ajuste de tomada de filmagem DR400% foram estendidos de ISO800 para ISO640.

Expansão adicional de funções de vídeo com atualização de firmware

Disponível desde o final de 2018 por meio de atualização do firmware, a X-T3 fornece suporte à gravação de vídeo no Hybrid Log Gamma (HLG), um dos formatos definidos nas normas internacionais ITU-R BT.2100. Em respostas ao feedback dos usuários, a atualização do firmware também permitirá que a X-T3 produza Simulação de Filme e filmagem F-Log simultaneamente, expandindo ainda mais suas funções de vídeo.

Maior liberdade de gradações com profundidade de cor de 10 bits

A profundidade de cor de 10 bits da X-T3 tem 64 vezes mais informações de cores quando comparada àquela do sistema de profundidade de 8 bits. Com a faixa dinâmica ampla de 400% (aproximadamente 12 “stops”), ela permite gravação de vídeo com rica gradação ao aplicar o filtro “ETERNA”, caracterizada por tonalidades de cores atenuadas e ricas tonalidades de sombras, ou “F-Log”, que é uma opção de curva gama com uma faixa dinâmica ainda mais ampla.

Produção simultânea de HDMI 4K e gravação em cartão SD interno

A X-T3 oferece suporte à produção de HDMI 4K/60p 4:2:2 10 bits e gravação em cartão SD interno 4k/60p 4:2:0 10 bits simultaneamente.
Esta característica permite a tomada de vídeo de backup ou a realização de gravação em cartão SD interno 4k/60p com monitoramento da tomada de filmagem 4k/60p. Além disso, a velocidade de leitura do sensor é cerca de 1,5x mais rápida que aquelas dos modelos atuais, permitindo leitura rápida de 17 ms de vídeo 4k/60p. A distorção de rolagem do obturador foi reduzida para se obter uma filmagem ainda mais suave de objetos em movimento rápido.

ACESSÓRIOS